• NOTÍCIAS / FIQUE POR DENTRO

  • Concurso Avante de Fotografia
  • Concurso Avante de Fotografia
  • 29/09/2016
  • A Brigada Militar e o Sicredi Mil realizaram, em parceria, o Concurso Avante de Fotografia, cujo objetivo foi reunir imagens que representassem a atuação da Corporação, especialmente a relação da Instituição com os cidadãos, mostrando por meio da fotografia a importância da Brigada Militar junto à sociedade. Na terça-feira (27/9), no Salão Nobre do Quartel do Comando- geral, ocorreu a cerimônia de premiação dos vencedores.

    Participaram do Concurso 26 policiais militares e bombeiros da Brigada Militar, da ativa e da reserva, entre coronéis, tenentes-coronéis, majores, sargentos e soldados. O concurso abrangeu duas categorias: profissional (exclusiva para fotógrafos profissionais, devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego, categoria Repórter Fotográfico) e categoria amador.

    Foram vencedores na categoria amador:

    1º lugar – sargento Everton Ubal, da PM5, com a imagem "Observação I – bar na zona norte da capital";

    2º lugar – sargento Elias do Nascimento Vaz, do Colégio Tiradentes de Passo Fundo, com a imagem "Fire fight";

    3º lugar – sargento Maverson Luis Vargas de Almeida, do 3º Regimento de Polícia Montada, em Passo Fundo, com a imagem "O policial é um cidadão a serviço da comunidade";

    4º lugar – sargento Sabrina Ribas, da PM5, com a imagem "Fé na vida, fé no homem, fé no que virá".

    Na categoria profissional, foram campeões:

    1º lugar – soldado Robson Alvez, da PM5, com a imagem "Soldados das sombras";

    2º lugar – soldado Robson Alvez, com a imagem "Salvar, salvar, sempre salvar";

    3º lugar – sargento Wilson Genês Cardoso, da Assembleia Legislativa, com a imagem "Treinamento no Aeroporto Salgado Filho, soldados desafiando o fogo";

    4º lugar – soldado Rodrigo Ziebell, da Secretaria da Segurança Pública, com a imagem "O banho, começo de um sonho".

    Os participantes deveriam explorar como principal elemento de composição de seus trabalhos as atividades relacionadas à Brigada Militar, explorando as possibilidades criativas e estéticas, de acordo com olhar e interpretação particulares.

    As fotos puderam registrar quaisquer elementos relacionados à Brigada Militar: policiamento ostensivo, atividades de bombeiros, atividade meio (administração), instalações, equipamentos, desde que existissem elementos de identificação com a Corporação.

    A Comissão Julgadora foi integrada por profissionais da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), representada pelo jornalista Ricardo Giusti, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), Milton Simas, e pelo presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc), Marcelo Campos, o que qualificou o processo e garantiu a lisura na avaliação do material. De acordo com Campos, da Arfoc, o concurso é uma "excelente ferramenta de aproximação da Brigada Militar com seus públicos interno e externo", destacou.

    O coronel Rudy da Silva Martins, presidente do Sicredimil, disse que "iniciativas desta natureza engrandecem a BM, que já é uma instituição reconhecida pela sociedade pelo seu trabalho diuturno", frisou. Participante do Concurso, o coronel Fábio Duarte Fernandes, do Tribunal Militar, elogiou a realização da ação, que dá "visibilidade às diversas facetas da Brigada Militar", completou.

    O comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, parabenizou os militares participantes, que "além de suas missões do dia a dia, ainda utilizam a fotografia para engrandecer o nome da Brigada Militar por meio de imagens, o que têm grande impacto social". Também prestigiaram a cerimônia o subcomandante-geral, coronel Andreis Sílvio Dal'Lago, o chefe do Estado-maior, coronel Julio César Rocha Lopes, entre outras autoridades civis e militares.

    Para os 180 anos da Brigada Militar, que serão comemorados em 2017, a Instituição irá expandir o Concurso, abrindo categorias que permitam a participação não só de militares, mas também de fotógrafos amadores e profissionais da comunidade civil, valorizando cada vez mais a fotografia como ferramenta de expressão e integração.

    Comunicação Social BM

    Fotos: Soldado Raudery Petry

    Texto: Sargento Sabrina Ribas

  • Buscar Associados
  • BUSCAR ASSOCIADOS


  • Nome:
  • Cidade:
  • Especialidade:
  • Ver todos os
    associados
  • Próximo Credenciamento
  • PORTFOLIO
    DESTAQUE


  • Nome: Eldio Suzano
  • Cidade: Porto Alegre - RS
  • Especialidade: Repórter Fotográfico
  • Ver portfolio