A ARFOC-RS gostaria de prestar o seguinte esclarecimento a seus associados: Infelizmente, até a presente data, a Conmebol ainda não se manifestou a respeito do ofício enviado na semana passada, pelo qual solicitamos a revisão no número de credenciais liberadas para os próximos jogos da Libertadores em Porto Alegre. Seguimos, junto com as demais entidades da classe no Brasil, monitorando a situação. [ Carta enviada à Conmebol ]
Por enquanto, segue a primeira determinação da entidade sul-americana, que liberou apenas 5 fotógrafos por jogo da competição. Lembrando que até então, desde a volta do futebol durante a pandemia, não estavam sendo liberadas as entradas dos profissionais, por questões de segurança da Conmebol.
Nestes últimos dias, a diretoria da Arfoc-RS vem discutindo bastante sobre o tema. E, em função do número de vagas, que é muito pequeno perto dos associados que gostariam de ser contemplados, aproveitamos o momento para observar o cenário atual. Nestes tempos difíceis, é ainda mais importante refletirmos e valorizarmos a nossa profissão.
Muitos, hoje, arcam com suas próprias despesas (como deslocamento, alimentação, possíveis danos a equipamentos, entre outros) e recebem um valor bem abaixo do mercado por venda de foto. Sabemos que não é fácil mudar esse cenário, porém sugerimos começarmos tal reflexão por nós mesmos e, então, cobrar das agências o devido reconhecimento. Mas essa é uma discussão que vai longe.
Em relação às vagas disponíveis para o credenciamento dos jogos da Libertadores, comunicamos que não iremos realizar sorteio. Fica definido a manutenção os dois maiores veículos de imprensa locais, GZH e Correio do Povo, e o rodízio entre as agências nas 03 vagas restantes.
Gratos pela compreensão de todos.
Rodrigo Ziebell
Presidente
BUSCAR ASSOCIADOS
PORTFOLIO
DESTAQUE